Retrospectiva CS:GO na Source 2

Lançado em: Editado em: Leitura: 7 minutos.

O maior mistério da última década. Nós da MercadoSkin vasculhamos os confins da internet, isto incluindo vazamentos, entrevistas em canais obscuros do YouTube, fóruns, sinais de fumaça, e separamos para você tudo íntegra, organizadinho. Pegue a pipoca e vamos lá.

O quê o CS na Source 2 muda na sua vida

Ótima pergunta. Vamos começar do começo.

Antigamente, os jogos eram principalmente CPU-bound. Isto significa que utilizavam muito mais o seu processador, do que a sua placa de vídeo(GPU), além de que na época de criação da engine Source, os processadores de múltiplos núcleos eram ainda muito inacessíveis, fazendo com que os processadores de um único núcleo com maior “potência” em GHz, eram os melhores para se jogar.

Esse conteito em uma engine atual já não faz mais sentido. Processadores de 4 ou mais núcleos são peças de nosso cotidiano, podendo ser compradas em qualquer loja de peças que se preze.

Eu, por exemplo, que jogo CS:GO desde 2016, senti uma quedra BRUSCA de FPS ao longo dos anos. Consigo lembrar-me claramente que 300 fps eram fáceis de conseguir na Dust2. Agora estes já não passam dos 130 fps choramingados. Justamente por ser um jogo extremamento competitivo, isto torna-se um problema muito rápido. Aí voltamos com o papo da própria engine Source, que não utiliza a GPU em todo o seu potencial, muito menos os outros núcleos do processador.

É inegável que ao longo dos anos a engine, ou motor gráfico, Source — também utilizado em jogos como Half-Life 2, Team Fortress 2, foi atualizado muitas e muitas vezes, virando uma espécie de Frankestein, principalmente no Panorama update.

Nesse tempo até agora, foram diversas mudanças na UI (User Interface), milhares de novas skins para as armas. Tudo isso tem um preço, e existe um limite no que o motor gráfico pode aguentar em questão de mudanças específicas em que não foi projetado originalmente.

Começando do começo

2015 — Transformando Dota 2 para a Source 2

Em 9 de Setembro de 2015, foi lançado o update para Dota 2 chamado Dota 2: Reborn. Este update trocava a engine do Dota 2, que igual ao CS:GO, estava na Source 1. Bem no ínicio do seu lançamento. Na Steam existiam “2 jogos”, um sendo o Dota 2 ainda na Source 1, e outro “Dota 2: Beta”. E foi assim por alguns meses até a estabilização do jogo na nova engine, que estava um pouquinho bugada.

O update foi um completo sucesso. A dashboard dentro do game foi completamente refeita. Agora era possível entrar na fila e fazer outras coisas como trocar os itens dos personagens, ver estatísticas de outros jogadores.

Tela de Estatísticas
Tela nova de estatísticas de jogadores.

A navegação do herói recebeu uma revisão completa, já que a UI não está mais restrita ao lado esquerdo da tela. A imagem acima parece mostrar itens da loja na linha inferior, enquanto a imagem acima mostra conjuntos de itens que o jogador equipou em sua carga ou possui no seu arsenal.

Hero Browser
Tela nova com o inventário dos heróis.

Outras mudanças na UI foram muito mais sutis, tais como modos de tutorial melhorados e maior explicação da mecânica de jogo nos tutoriais. De fato a Valve investiu muito na modernização do Dota 2. Todos os jogadores ficaram muito contentes com a atualização. Comentei ainda sobre o ganho de FPS? 😁

Painel de MOBAS em 2015
Da esquerda superior para a direita inferior: Dota 1, Heroes of Newerth, League of Legends(2015) e Dota 2 Reborn.

2018 — CS:GO Panorama UI, a maior atualização desde 2012

Foto panorama 1
Mudança completa da tela principal. Agora apresentando um personagem de um time, utilizando as skins que estão disponíveis no inventário.

Manchete em 2018:

Counter Strike: Global Offensive tem uma grande atualização de interface a caminho, e essa nova UI Panorama está agora disponível como um lançamento beta. Valve diz que a atualização iminente “é a mudança mais substancial no visual e no gameplay do CS:GO desde que o jogo foi lançado em 2012”, e o novo beta nos mostra exatamente o que isso significa.

Os menus foram repaginados em todos os níveis. O novo menu de compras de armas oferece estatísticas de armas mais detalhadas e mostra o dinheiro e inventário de seus colegas de equipe. Um botão com o rótulo “mais estatísticas” no placar mostra estatísticas que vão desde porcentagens de tiro na cabeça até danos de utilidades. Os bots agora aparacem com maior detalhes na tela de placar, de modo que não precisa mais adivinhar se esses nomes de bot são reais.

Foto panorama 2
Atualização PANORAMA. Nova visão da tela de seleção de mapas.

Era como se o update Panorama nos tivesse dado um pequeno vislumbre do que seria o CS na Source 2, pelo menos nas questões dos menus. Quase nos fazia esquecer de que estamos ainda no motor gráfico antigo.

Foto panorama 3
Nova tela de seleção de skins no inventário.

Depois do update Panorama, houve um certo hiato em relação a grandes atualizações no CS, e até atualizações por parte da Valve. O máximo que aconteceu foram novas coleções de armas e adesivos. Entendemos visto que aconteceu a pandemia de COVID-19. E assim permanecemos, até o final de 2021.

2021 — Vazamentos de fim de ano

Em 14 de Dezembro de 2021, @GabeFollower encontra novas “strings”, ou frases, relacionadas ao CS:GO foram encontradas dentro de um arquivo no novo update de Dota 2.

Em 26 de Março de 2022, novamente @GabeFollower encontrou a primeira menção direta de Counter Strike na Source 2, sendo uma função que dita a posição correta para a colocação de adesivos para uma determinada arma.

Junho, 2022 — Revelações bombásticas?

No dia 9 de Junho, @GabeFollower encontra novamente novas strings dentro dos arquivos de atualização do Dota 2. Mas dessa vez fazem referência direta à Source 2.

Segundo ele, é possível que vamos encontrar a mesma situação do update de Dota 2 Reborn: Dois clientes, um para o beta de CS:GO na Source 2, e outro que continuará a funcionar como sempre.

Coisas a se pensar

Física do Jogo

Se você joga um cszinho ocasionalmente, provavelmente conhece o posicionamento de várias granadas, daquelas que o jogador precisa ficar paradinho num canto, e de repente lançar aquele jumpthrow maroto. Nem que conheça apenas as dos mapas mais populares, como a smoke da caixa gorda na de_dust2.

Diferente da Source 1, que utiliza a engine de física Havok. A Source 2 utiliza uma própria, chamada Rubikon. Essa transição afetaria todos os objetos, incluindo as granadas. Os jumpthrows ficariam obsoletos e seria necessário reaprendê-los. No meu ver, é mudança muito pequena para afetar alguma mudança nos planos, afinal mudanças nos mapas acontecem sempre.

Porém, o grande medo é justamente afetar o “jeito” do jogo. Se você joga outro FPS, sabe que cada jogo conta com um " jeito" ou um feel diferente. E justamente essa troca de motor gráfico poderia afetar muito a maneira de como você percebe o jogo, provocando um possível desânimo nos jogadores.

Conclusão

O CS:GO vai para a Source 2? Não sabemos. Mas definitivamente os vazamentos significam que algo está acontecendo por detrás dos panos.

Vou até deixar você me perguntar.

Você, o leitor, se espanta com a possíbilidade de perguntar algo ao colunista. Porém, rapidamente recupera-se.

Pode perguntar, de verdade.

Sua feição muda, e esbugalhando os olhos, num múrmuro quase inaldível, diz: - Martin, você acredita no CS sendo portado para a Source 2?

Sim. Ele será portado. Eu digo isso por conta do futuro do Counter-Strike. É preciso dar o próximo passo para a franquia continuar e não morrer.

Veja, o CS:GO fará aniversário de 10 anos no ano que vem. Isso é um tempo muito considerável para um jogo de uma determinada franquia continue vivo, e tudo bem, nós sabemos que isso precisa ser realizado com muito cuidado, uma vez que a própria indúistria de skins alcança bilhões de dólares. A Valve certamente não deixará uma incompatibilidade entre o CS:GO e este possível novo CS acontecer.

Sobre a MercadoSkin

A MercadoSkin é uma marketplace de itens de CSGO. Isso significa que você vender skins de cs para dinheiro real, e o melhor, depositamos direto em sua conta ou carteira digital por PIX. Você anuncia o seu item em apenas 3 minutos, pagando somente 13% de taxa, bastando apenas logar no site, selecionar os itens, e aceitar nosso pedido de troca. Tudo é automatizado.

Agora para quem quer comprar, oferecemos parcelamento de até 3x sem juros, indo até 12x com juros, ou à vista por PIX. É muito praticidade. Nós possuímos todos os itens disponíveis no CS:GO catalogados em diversos idiomas, uma carteira multi-moeda e exclusivo sistema de pesquisa.

Possuímos o site totalmente localizado em português e inglês, e a possibilidade de mudar o idioma dos itens separadamente em Português, Inglês e Espanhol. Sistema exclusivo de ordens de compra, compre antes de todo mundo assim que o item estiver disponível!

Conheça hoje mesmo a MercadoSkin, a nova marketplace que chegou para desbancar a concorrência. Acesse em https://mercadoskin.com.br

Publicado por:
Avatar de Martin Mariano
Martin Mariano Fundador da MercadoSkin @martinmariano_

Comentários pela plataforma Disqus