O Guia Definitivo de Skins de CS:GO em 2022

Lançado em: Editado em: Leitura: 15 minutos.

Depois de muitas pesquisas e horas de revisão, apresentamo-lhes o guia definitivo de itens e skins para CS:GO. Esperamos que esteja fácil de entender. Ele sempre estará em atualização, ou seja, adicione em seus favoritos para sempre ficar por dentro das novidades.

Utilize a nossa Tabela de Conteúdo ao lado para navegar diretamente aos tópicos de seu interesse, ou simplesmente leia-tudo e torne-se um mestre jedi na arte das skins. 😁

Introdução

Este guia deseja ser o definitivo em tudo que se trata de skins para Counter Strike: GO (CSGO). Atualmente ele contempla desde o que são as skins, os tipos de pintura que existe, suas diferenças, como adquirir skins, como se atribuem os valores monetários, glossário de trading e diversos outros tópicos.

Por favor, caso queria copiá-lo para o seu blog ou site, pedimos por gentileza a atribuição de autoria através de um link para o conteúdo original.

O que são skins, ou Weapons Finishes

As “Weapons finishes”, ou acabamento das armas, são mais frequentemente referidos como “skins” no contexto do CS:GO, na economia e no mercado de troca.

Porém é comum referenciarmos as skins como finishes quando associamos ao processo de criação da skin, como por exemplo dentro do “Workshop” ou oficina do jogo. Os termos são intercambiáveis e usaremos tanto um quanto o outro nesta postagem.

Você consegue skins através de diversos métodos que vou descrever muito mais profundamente um pouco mais a frente, mas basicamente são:

  1. Através de “drops” aleatórios jogando no “matchmaking”, servidores da comunidade e servidores oficiais do jogo;
  2. Através da abertura de caixas e recipientes usando chaves adquiridas através de compra dentro do Mercado da Comunidade Steam;
  3. Através de trocas usando um “Trade Up Contract” quando 10 skins são trocadas para adquirir uma melhor através do próprio sistema do jogo, ou
  4. Através do comércio real usando a Comunidade Steam ou o Mercado da Comunidade Steam, ou lojas e “marketplaces” como a MercadoSkin que utilizam o próprio sistema de trocas da Steam.

Como são categorizadas?

As skins de armas podem ser organizadas em coleções definidas por recipientes ou um tema geral. Skins adquiridas na mesma caixa são agrupadas na mesma coleção, enquanto skins cujo design possuem o mesmo tema como um mapa ou estilo, são agrupadas em coleções de mapas ou coleções temáticas.

O jogo estabelece uma hierarquia para a qualidade das skins. Oficialmente conhecidas como “Weapon Quality Grade”, ou “Grau de Qualidade da Arma” em português, ou popularmente conhecida como raridade. Quanto menor a raridade de uma skin, menor o seu valor inicial (existem exceções).

A Valve — desenvolvedora do Counter Strike: GO, determina o grau de uma skin numa variedade de parâmetros, onde agrupamos todos e os chamamos de “Saliência”.

Escala de Graus
Escala de cores dos diferentes graus, começando no azul claro, representando Nível Consumidor, até o dourado escuro para representar Contrabando.

Os graus são os seguintes, em cima o mais comum, em baixo o mais raro:

  • Comum -> Nível Consumidor
  • Incomum -> Nível Industrial
  • Raras -> Nível Militar
  • Míticas -> Restrito
  • Lendárias -> Secreto
  • Ancient -> Oculto
  • Excessivamente Raras -> Luvas/Facas, armas de mão
  • Immortal -> Contrabando

Normalmente, todos os graus, com exceção de skins de armas de mão e Contrabando, podem ser adquiridas desde que pertençam a coleções temáticas. No entanto, as chances de adquirir graus maiores são significativamente reduzidas.

Hoje, só existe uma única skin de grau Contrabando. Seria a “M4A4 | Uivo”, ou “M4A4 | Howl” em inglês. Esse grau é dado para skins que não podem mais ser adquiridas por qualquer meio dentro do jogo.

Observação: A Valve não permite a criação de skins de armas de mão.

Diferentes tipos de FAMAS com desgastes distintos
Terroristas segurando FAMAS | Colony de diferentes desgastes.

Qualidade Exterior (Detalhes)

A qualidade do exterior de uma arma é selecionada aleatoriamente no momento que uma skin é adquirida. Quanto menor a qualidade do seu exterior, maior será o nível de desgaste dado para a skin.

Cada qualidade de exterior é colocada numa escala, que chamamos escala de “float”, onde cada skin recebe um valor de “float”.

Escala de Float
A escala de desgate. Começando do 0 e terminando em 1.

O valor de float está associado a um número decimal que vai de 0 até 1. Ele é constante e não muda uma vez que a skin é adquirida. Ou seja, a skin NÃO sofre mudanças de desgaste. Cada divisão dentro da escala de “float” recebe um nome:

  • Novo de Fábrica (0.00 – 0.07)
  • Pouca Desgastada (0.07 – 0.15)
  • Testada em Campa (0.15 – 0.37)
  • Bem Desgastada (0.37 – 0.44)
  • Veterana de Guerra (0.44 – 1.00)

Por conta que as primeiras categorias são pequenas, a probabilidade de adquirir uma skin Nova de Fábrica ou Pouco Desgastada são muito reduzidas em relação a uma Veterana de Guerra.

Por conta de que uma “finish” pode ter o seu desgaste limitado no momento de sua criação, nem todas as skins podem ser adquiridas em todos os valores de exterior. Existem skins do tipo Gunsmith e Patina, onde suas superfícies metálicas não terão maior desgaste com valores maiores de “float”; elas apenas escurecerão enquanto ganham detalhes de poeira, sujeira e óleo.

AK-47 Imperatriz Nova de Fábrica
Ilustração de AK-47 | Imperatriz Nova de fábrica.

A skin Imperatriz para a AK-47 com design pelo 2Minds. Por conta de ser uma skin do tipo “Gunsmith”, suas áreas metálicas não desgastam, apenas escurecem, acumulando poeira e óleo. Como resultado disto, a variação Nova de Fábrica é muito mais clara que a variação Veterana de Guerra.

AK-47 Imperatriz Veterana de Guerra
Ilustração com a AK-47 | Imperatriz Veterana de Guerra. Note o escurecimento, mas veja que não existe danos na pintura, somente acúmulo de óleo e poeira.

Saliência

A Saliência de um item, ou skin, é uma coletânea de fatores que quando agrupados nos comunicam o nível de detalhe geral da skin. Abaixo separamos imagens e descrições para descrever este agrupamento.

Menos Saliente - Nível Militar ou menor

AK-47 Porte de Elite
AK-47 | Porte de Elite. Exemplo de skin menos saliente.

O acabamento é atenuado e difícil de notar com a distância. Tem a aparência similar com as armas padrões e outras skins de menor saliência.

Suas características geralmente só são notadas pelo jogador segurando a arma.

Pouco Saliente - Restrito

AK-47 Laminado Azul
AK-47 | Laminado Azul. Pouco Saliente.

O acabamento é distinto e possuí cores mais chamativas. Mas ainda não é “demais”. Suas características são notadas por jogadores segurando a arma, e outros que estão próximos.

Mais Saliente - Secreto

AK-47 | Disruptor Fantasma
AK-47 | Disruptor Fantasma. Note que o padrão começa a ser bem diferente do convencional. Cores básicas.

O acabamento é bem distinto e utiliza cores vibrantes. Possui maior contraste que as variações anteriores. Suas características são notadas pelo jogador segurando a arma, e outros que estão nas proximidades.

A mais Saliente - Oculto

AK-47 | Patrocínio
AK-47 | Patrocínio. A mais saliente. Note sua cor extremamente vibrante e detalhes de grande destaque.

O acabamento possui um padrão de cores muito distinto. É reconhecível a distância, e é único em relação as outras skins do tipo Ocultas, e para todos os efeitos, outras skins. Suas características são notadas por todos os jogadores da partida.

Estilo

Revolver R8 Esmagadora de Crânios posição padrão
Revólver R8 na posição padrão.
Revolver R8 Esmagadora de Crânios depois de disparada
Note o movimento do crânio no martelo do revólver.

Veja a skin “Esmagadora de Crânios” da arma Revólver R8 acima, criada pelo designer EGO DEATH. Note o posicionamento do crânio na parte de trás do martelo do revólver, que permite que a peça central do design realize um movimento ao ser disparada.

Atletajiujitsu
A Five-Seven | Colega também possui uma peça central que só aparece nas mãos do jogador.

Por mais que as áreas maiores da arma são importantes para receber detalhes da mão do artista, a Valve também valoriza skins cujo design são atraentes na visão padrão, de modo que a skin mantenha a sua “saliência” até mesmo ao ser disparada e segurada na sua posição original.

Escala de Float
Painel com armas de diferentes saliências.

Como conseguir skins

Recipientes

Recipientes são um dos quatro métodos disponíveis para conseguir skins dentro do CS:GO. Eles são comumente recebidos como “drop” depois de cada partida completa dentro de um servidor com o sistema de VAC Anti-Cheat ativado. Existe a possibilidade também de comprá-los no Mercado da Comunidade Steam. Recipientes contêm uma coleção de skins que diferem em raridade e grau.

As caixas de armas são os recipientes mais comuns. Estas caixas contêm uma coleção de armas que vão de Nível Consumidor até Armas de mão/Luvas. Estas caixas precisam de uma chave específica para abri-las, conseguidas através da troca ou compra.

Existem três tipos destas caixas:

  • Clássicas, onde se encontram armas criadas pela Valve e precisam de uma Chave de caixa CS:GO;
  • eSports, contendo armas criadas pela Valve onde e precisam de uma Chave eSports;
  • Operações ou Comunidade, contendo armas criadas pela comunidade e necessitam das suas próprias chaves;

Pacotes de Lembranças ou “Souvenir Cases” também são recipientes, mas não são considerados caixas devido a não precisarem de chaves para serem abertos. Para consegui-los é necessário primeiro adquirir um Passe, e depois dar “upgrade” em sua moeda de evento, geralmente completando objetivos no jogo ou assistindo partidas na twitch.tv. Cada Pacote de Lembrança contém uma coleção temática de mapa.

Objetivos da Moeda de Evento Katowice 2019.
Objetivos da Moeda de Evento Katowice 2019.

Outro tipo de Pacote são os Presentes, que incluem o Pacote de Presente. Apesar de estarem descontinuados, estes Presentes eram comprados ou trocados e depois abertos, dando itens para todos os jogadores de uma partida. Eu já recebi um presente desse, acredita? Era muito legal.

Tabela com as chances de sair o grau
Triste a chance de sair uma faquinha né.

Tá bom, mas você deve estar se perguntando: quais as chances que eu tenho para cada pacote/caixa aberto de tirar alguma skin interessante? Bom, seguem as porcentagens médias abaixo:

Lista com chances de drop por grau
Triste a chance de sair uma faquinha né.

Chaves

Chaves são usadas para destravar Caixas. Elas podem ser adquiridas por um preço quando compradas dentro do jogo em conjunto com uma caixa específica. Chaves compradas antes de 29 de outubro de 2019, são trocáveis e podem também ser colocadas no Mercado da Comunidade Steam por qualquer preço, porém chaves compradas após essa data, estão travadas ao usuário que as comprou. Chaves são específicas a caixa, e não são utilizáveis entre diferentes caixas.

As chaves começaram a ficar travadas ao usuário, após a Valve perceber que redes de fraude estavam liquidando seus ganhos com chaves de CS:GO, acredita? O pessoal lavava dinheiro com skins. Incrível.

Contrato Trade Up

Ilustração da tela de trade up
Tela *in-game* do contrato trade up.

O contrato de Trade Up, é uma ferramenta disponível in-game, que permite você trocar 10 skins padrões, ou 10 skins StatTrak™ de mesmo grau para a aquisição de uma única skin do próximo grau. A skin adquirida através do contrato será uma de um grau acima, da mesma coleção das skins que você utilizou no contrato. Note que existe uma relação entre os exteriores utilizados nas armas para o contrato, e o exterior da skin que você receberá pelo contrato.

Qualidades

Utilidade

Armas mais utilizadas no jogo, também conhecidas como armas de alta utilidade, geralmente recebem skins de maior qualidade ou são categorizadas em graus maiores. Isso significa que mesmo que a mesma finish seja aplicava em duas armas diferentes, as skins resultantes terão graus diferentes.

Atletajiujitsu
M4A4 e P250 Asiimov possuem graus distintos. A série Bomba de Combústivel também.

Armas que possívelmente tem skins de qualidade maior:

  • Pistolas de início de partida: USP-S, P2000 e Glock-18;
  • Rifles de uso padrão, como AK-47, M4A4 e M4A1-S;
  • Armas que precisam de habilidade: AWP e Desert Eagle;

StatTrak™

Atletajiujitsu
Display mostrando o valor '395' abates em uma P250.

A skins de armas ao serem adquiridas, possuem uma chance de terem uma característica chamada de StatTrak™ (derivada do inglês de Statistics Tracking), onde mostra-se o número de mortes conseguidas pelo dono da skin enquanto esta estava equipada, por um LED embutido na arma.

Este LED laranja é embutido num local fixo na arma, e no seu display aparecerá as palavras “ERROR!” e “UNKNWN USER” quando a skin é utilizada por qualquer um que não seja o dono da skin.

Atletajiujitsu
Display de uma SG 553 StatTrak™ mostrando ERROR!

As skins StatTrak™ podem ser adquiridas através da abertura de caixas de armas, ou através de contratos Trade Up, e estão disponíveis para quase todas as skins de armas ou facas, aparecendo como números riscados nas facas. Adicionando a isto tudo, existe um item chamado de “StatTrak™ Swap Tool”, que permite usuários transferir os valores de seus contadores StatTrak™ entre uma arma do mesmo tipo.

Definição real de valor de uma skin

Cada finish é definida por um número de até quatro dígitos, chamados pattern seed que contém todos os valores permanentes para esta mesma skin. Estes valores são estabelecidos no processo de criação da skin, no “Workbench”:

  • A arma
  • O estilo da “weapon finish”
  • O “diffuse map”
  • O “normal map”
  • Os valores “Paint by number”
  • O valor de escalonamento do padrão, ou “pattern scale”
  • Os valores de “phong”
  • O valor mínimo e máximo de “offset”, rotação e desgaste
  • O valor de “pearlescence”

Abaixo está uma tabela com um exemplo destes valores, dentro do arquivo oficial do jogo:

Atletajiujitsu

Cada variação única de uma determinada finish pode ser identificada ao utilizar os específicos Pattern Seed que guardam todos os valores possíveis desta mesma finish. Estes valores aleatórios são estabelecidos no exato momento que a arma é aberta pela primeira vez.

  • o valor atual do ‘offset’ do padrão
  • o valor atual da rotação do padrão
  • o valor atual do desgaste do padrão

É comum que os colecionadores e traders se referirem a pattern seeds específicos ao comprarem ou venderem as suas skins, de modo a distinguir entre padrões de alto valor dos de baixo valor das mesmas finish. Um exemplo são facas, ou algumas armas de tipos com textura aleatória.

Painel com M9 Bayonet Slaughter e Five-Seve | Kami
Número de pattern seed no canto superior direito. Observe as diferenças dos padrões dentro de uma mesma skin.

Economia

Mercado da Comunidade Steam

CS:GO possue a sua própria economia, muito vívida, fora do proprio jogo, utilizando dinherio real. E que dinheiro. Essa economia é operada oficialmente pelo Mercado da Comunidade Steam, uma marketplace de skins, cartas e itens de muitos jogos na plataforma Steam, sendo o próprio CS:GO um deles.

Preços no Mercado da Comunidade são determinados pelos próprios usuarios na comunidade, sem interferência interna. Usuários podem listar os seus itens por qualquer preço, no entanto, vender uma skin por um valor menor do que vale de fato trará muito menos dinheiro do que poderia, enquanto vendê-la por um valor mais alto do que vale, diminui o potencial do anúncio.

O Mercado da Comunidade possui três requerimentos necessários que devem ser cumpridos, antes do utilizador poder utilizar todo o seu potencial, estes são:

  • A conta Steam do usuário deve ter realizado uma compra mais velha que 7 dias, porém não mais velha que 1 ano;
  • Sua conta deverá posuir o mecanismo de segurança Steam Guard habilitado há pelo menos 15 dias;

Uma vez cumpridos estes requerimentos, o usuário conseguirá comprar e vender a maioria dos itens no Mercado tanto quanto utilizar os mecanismos de troca do Steam.

Créditos conseguidos pelo Mercado da Steam são colocados na carteira da Steam e estão travados na plataforma; fundos obtivos na Steam não podem ser utilizados fora da plataforma. A não ser que se utilize uma marketplace externa, como a MercadoSkin porém explicarei isto um pouco mais a frente.

Deve ser observado que todos os itens anúnciados no Mercado da Comunidade Steam são sujeitos a uma tarifa de 5% chamada de Tarifa de Transação Steam. Porém, jogos da Valve, como CS:GO, DOTA 2 e Team Fortress 2 incluem uma tarifa específica de 10%, resultando no total em uma tarifa de 15%. Todas as skins, recipientes e anúncios de Adesivos quando vendidos, resultarão no crédito de 85% do seu valor de anúncio para a carteira Steam do vendedor.

Imagem com anúncios do Mercado da Comunidade
Anúncios de uma AK-47 | Linhas Vermelhas sendo anúnciada no Mercado da Comunidade Steam.

Além disso, quando uma skin é adquirida no Mercado da Comunidade, ela está sujeita a um período de Trade Hold, também chamado Trade Lock ou outras variações, por 7 dias. Neste período ela não poderá ser trocada ou revendidas para outros jogadores, conta de bots(agentes automáticos). Esta restrição foi imposta para reduzir as fraudes e as probabilidades de SCAMS de acontecer.

Glossário de Trading

  • HIGHBALL ou OVERPAY: oferecer mais em valor do que o item é considerado valer;
  • PAINT SEED, ou SEED: sinônimo para pattern seed;
  • SCAMMER: um indíviduo que tenta enganar usuários, geralmente inexperientes através de métodos e táticas ilícitas;
  • SHARK: um indíviduo que tenta enganar usuários, oferendo itens em troca muito abaixo do valor;
  • VANILLA: termo utilizado para descrever itens, típicamente facas, que não possuem uma finish;

Valor Geral de um item

Escassez

Quanto mais escasso é um item, maior o seu valor. A escassez geralmente sobrepõe quaisquer outros fatores que determinam o valor em dinheiro de uma skin.

Utilidade de uma Arma

Quanto mais uma arma é útil no jogo, mais significantemente o seu valor flutua. A utilidade pode, às vezes, sobrepor o grau de uma arma por uma margem significante.

StatTrak™

Itens StatTrak™ naturalmente valem mais que as suas variantes comuns.

Qualidade do Exterior da Arma

Normalmente, quanto menor o desgaste de uma finish, maior é o seu valor monetário. Existem variações para algumas skins. Pequenas variações em float podem criar grandes variações em valor.

Skins específicas (Doppler, Gamma Doppler, Case Hardened)

Padrões Diferenciados

Apesar dos valores de finish de itens que não são facas não variarem em margens significativas, algumas skins incluem raras variações que são muito procuradas por colecionadas dentro da comunidade.

AK-47 | Case Hardened

O relacionamento entre as cores douradas e azul presentes na skin podem determinar variações grande de preço.

Glock-18 | Moonrise

A presença de uma estrela rara pode aumentar o valor da skin.

Five-Seven | Kami

O padrão presente no slide, ou na parte da trás da arma determina o seu valor.

Galil AR | SandStorm

A presença de uma cor tomando grande parte da skin pode aumentar o seu valor.

Glock-18 | Fade

A porcentagem de fade, ou gradiente, e a divisão de onde acontece o fade pode determinar o preço.

Desert Eagle | Hypnotic

A presença de um padrão raro com uma espiral pode aumentar o valor da skin.

AK-47 | Case Hardened, com pattern blue gem
AK-47 | Case Hardened, com pattern blue gem. Criada pela Valve
AK-47 | Case Hardened, com pattern blue gem
Glock-18 | Moonrise, criada por Mals1 e MGBazz
AK-47 | Case Hardened, com pattern blue gem
Glock-18 | Fade por Valve.

Atualizações para o futuro

  • Adesivos: Descrever como funcionam, suas raridades, graus, capsulas.

Referências

Diversos trechos do texto foram traduzidos do incrível livro OVERPAY. Agradeço profundamente o criador que gentilmente nos cedeu a permissão de traduzirmos e modificar seu trabalho para introduzi-lo no post.

Sobre a MercadoSkin

A MercadoSkin é uma marketplace de itens de CSGO. Isso significa que você vender skins de cs para dinheiro real, e o melhor, depositamos direto em sua conta ou carteira digital por PIX. Você anuncia o seu item em apenas 3 minutos, pagando somente 13% de taxa, bastando apenas logar no site, selecionar os itens, e aceitar nosso pedido de troca. Tudo é automatizado.

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Publicado por:
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Martin Mariano Fundador da MercadoSkin @martinmariano_

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